sábado, 10 de setembro de 2011

O desastre de 'La Bestia Negra'


O ano começou e tudo estava a mil. Foi vice-campeão do Brasileirão 2010, campeão do Campeonato Mineiro 2011, teve sua melhor campanha na fase de grupos da Libertadores... um verdadeiro conto de fadas, mas que durou pouco. O Cruzeiro, time que era o favorito ao título do campeonato Brasileiro deste ano, está em queda livre e, pelo jeito, vai ser difícil de conseguir alcançar voo.

O time iniciou sua trajetória de derrotas quando perdeu para o Once Caldas por 2 x 0 nas oitavas-de-final da Copa Santander Libertadores. E não conseguiu se recuperar. Perdeu na primeira rodada do Brasileirão para o Figueirense, perde e empata mais do que ganha, mudou seu treinador duas vezes (sai Cuca, entra Joel Santana; sai Joel Santana, entra Emerson Ávila), vendeu jogadores importantes...

O clube encontra-se em um crise tão profunda que tecnicamente luta contra o rebaixamento. É triste falar que um time que foi para a a principal competição da América do Sul por 4 anos consecutivos está nessa situação. Embora tal crise, a diretoria parece não se importar. Está claro que o meio-de-campo está fraco e sem criatividade para armar jogadas e que o ataque do time está sem qualidade técnica, mas, ao invés de fazer melhorias, o presidente Zezé Perrella resolve vender um dos principais atacantes, Thiago Ribeiro, e o que seria uma grande promessa, Dudu. Além disso, os substitutos, que agora são 'titulares', não tem a mínima competência em campo. Desculpe-me, mas Ortigoza e Anselmo Ramón são tão qualificados para jogar futebol quanto eu (não tenho nenhum dom), e Wellinton Paulista já deu o que tinha que dar.

Ávila terá grandes dificuldades para ajustar a equipe. Como já disse, faltam atletas de qualidade, e não vai ser nas costas de Montillo que o time irá se recuperar. Afinal, além de ele não se encontrar em sua melhor fase (não digo que ele deixou de ser um ótimo jogador, porém não está tão brilhante quanto antes), um só não carrega o time inteiro.

Eu ainda paro, penso e me pergunto: como o Cruzeiro conseguiu chegar nessa situação? Como um time grande, que começou tão bem o ano, que tem uma linda história e tradição está nesse desespero todo? A torcida cobra, a mídia fala, mas e aí?! O que vai ser dessa vez? Ser estrela da Séria B do ano que vem?
Realmente espero que não...

Nenhum comentário:

Postar um comentário