quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O melhor é dar um tempo


Villa-Boas, atual técnico do Chelsea e presença na 13º
edição do Fórum de Treinadores de Elite

Ao acessar o site da ESPN essa tarde, deparei-me com a manchete 'Treinadores europeus reclamam da falta de tempo para trabalho técnico', e, pensando nos campeonatos internacionais que acompanho há um bom tempo, não posso deixar de dar razão à eles.

Quando assistimos a um jogo do velho continente, achamos que os trabalhos desenvolvidos pelos técnicos é igual aos dos daqui. Porém a questão é um pouco diferente.
Para quem não sabe, os treinadores dos clubes europeus não só tem a atribuição de orientar seu time e cuidar da parte técnica, mas também tem um importante papel midiático e burocrático, como decidir quem contratar ou dispensar em um time (e não o diretor ou presidente do clube, como ocorre aqui no Brasil).

Para treinar bem uma equipe, deve-se ter principalmente tempo. Acaba que, com tantas outras obrigações, os comandantes não tem tanto contanto com seus jogadores como deveriam ter, e boa parte das tarefas ficam com seus auxiliares. Não digo que não são eles que treinam seus times (muito pelo contrário), mas o peso de se fazer outras coisas atrapalha bastante.

Com tanto dinheiro e funcionários, não é possível que os clubes ainda não pensaram em uma solução. Talvez porque os técnicos só reclamaram agora, ou porque as 'empresas' (o que os clubes realmente são) acabam lucrando com tamanha exposição deles.

Embora tudo isso, os resultados que os clubes europeus tem é impressionante. Aí eu lhe pergunto, torcedor, se, com o pouco tempo que tem, os treinadores conseguem montar suas equipes maravilhosamente bem, imagina então se tivessem o tempo que querem?

Para conferir a notícia completa da ESPN, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário