sábado, 20 de agosto de 2011

Clube ou seleção?





CBF, CBF e CBF. Nas últimas semanas nunca ouviu-se falar tanto dela. Talvez porque seu presidente, Ricardo Texeira, esteja tão em pauta (acredito que não do jeito que gostaria) ou por causa dos vexames da seleção, ou, ainda e tematizando este post, pelo seu dilema com o Brasileirão Séria A, mais especificamente os grandes clubes brasileiros.

Mano Menezes anunciou os escalados para o amistoso contra Gana, que ocorrerá no dia 5/09, e, para surpresa de muitos, Ronaldinho Gaúcho foi convocado. E, assim como ele, diversos jogadores que atuam no Brasileirão. A questão aqui não é se cada um merece ir, como foi questionado no post anterior, mas sim a providência tomada pela CBF para 'ressarcir' o prejuízo que esse amistoso trará. São Paulo, Santos, Vasco, Cruzeiro e Corinthians terão seus principais jogadores desfalcando o time em jogos considerados importantes para o Brasileirão, uma vez que a tabela está totalmente 'pau a pau'. Com isso, criou-se o impasse do ano: como a Confederação Brasileira desmerece seu próprio campeonato em detrimento de um AMISTOSO?

Para talvez se salvar um pouco do questionamento e brigas dos clubes, a instituição mudou ontem (sexta-feira, 19/08) as datas de alguns confrontos do Campeonato Brasileiro. Final feliz para todos? Acho que não. O fato da CBF ter mudado as datas para não deixar os times sem seus jogadores não acaba com o de que os amistosos sem pé nem cabeça marcados prejudicam os clubes nacionais. O risco de lesões, mesmo sendo um jogo 'amigável', ainda é alto, sem falar no desgaste físico de cada atleta.
O comentarista do canal esportivo ESPN, Mauro Cezar (@MauroCezarESPN), escreveu essa semana em seu Twitter: "(...) futebol é clube em primeiro lugar. Seleções são secundárias.".
São os clubes que pagam os jogadores, que movem as principais competições do mundo, que tem seus milhões de torcedores vibrando todos os dias, e não apenas em alguns dias ou em eventos especiais. A verdadeira arte do futebol está em cada time, não nas seleções que se reúnem 3 vezes ao ano e, muitas vezes, não tem um pingo de entrosamento.

Mas e você, torcedor, prefere ver seu time jogando com suas estrelas ou sua seleção?

Nenhum comentário:

Postar um comentário