segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

O drama Liverpool


Quem é fã ou simplesmente acompanha a Premier League (Campeonato Inglês) provavelmente sabe do drama que o Liverpool está passando. Com a 19º rodada ainda para acontecer, o time encontra-se em 8º lugar com 27 pontos (14 pontos a menos que o líder Chelsea e a 9 pontos da classificação da Champions League), acumulando 8 vitórias, 3 empates e incríveis 7 derrotas.
O que realmente espanta é que o técnico continua sendo Rafa Benitez e há poucas mudanças no elenco do time, sendo que no ano passado, este teve sua melhor campanha em anos e quase foi campeão inglês, além de chegar as quartas-de-final da Champions League. Este ano, as chances do Liv'pool ganhar a Premier League são remotas, e ele foi eliminado da Champions League ainda na fase de grupos.
Muitos se perguntam qual é a principal causa de todo esse desastre. Eu atribuo tudo isso à saída de Xabi Alonso (meio-campista) para o Real Madrid. Apesar de o Fernando Torres (atacante) e Steven Gerrard (meio-campista) serem os jogadores de referência, a saída de Alonso, um jogador talentoso e que levava o time ao ataque, desencadeou uma certa desordem. A contratação de Alberto Aquilani (meio-campista) para substituir o espanhol não foi o suficiente, pois esse jogador chegou ao time impossibilitado de jogar devido à uma lesão.
Outro fator é a série de contusões que afetam os jogadores. Não há um jogo no qual um Red (como são chamados os jogadores do Liv'pool) não saia machucado ou não possa jogar devido ao mesmo motivo. Torres, Gerrard, Yossi Benayoun (meio-campista), Ryan Babel (atacante) e Fábio Aurélio (lateral) são exemplos que diminuíram as opções de Benitez e desequilibraram o time.
A defesa do time tornou-se ineficiente e o goleiro Pepe Reina praticamente trabalha sozinho. O defensor Jamie Carragher parece cansado demais e incapaz de defender sua posição e Daniel Agger, apesar de talentoso, é inexperiente.
Alguns pedem a saída do treinador, mas será que está será a opção correta? Será que o time precisa de uma mudança para ter motivação? A única maneira de descobrir o desfecho desta história é acompanhar a trajetória do Liverpool pela Premier League, e ver até onde o time não andará sozinho. Aos torcedores do clube, um grande abraço e, assim como vocês, espero que haja um reviravolta e que o grande campeão volte a reinar.

PS: You'll never walk alone!

Nenhum comentário:

Postar um comentário