sábado, 19 de dezembro de 2009

Barcelona: finalmente campeão mundial


Começar o blog falando sobre a final do Mundial Interlubes da FIFA é uma ótima maneira. Quem acompanhou o campeonato talvez percebeu que não foi assim o melhor de todos. Porém a final foi uma grande emoção para os torcedores, principalmente para os catalães, que viram o Barcelona ser campeão graças ao empate nos minutos finais do segundo tempo.
O fato do Barça ter ganhado a taça não foi surpresa para ninguém. Porém o favorito quase despenca mais uma vez em um Mundial Interclubes (o Barcelona perdeu a final para o São Paulo em 92 e para o Internacional em 2006) e finalmente conseguiu o título inédito.
O clube dominou a partida durante todo o segundo tempo, embora o Estudiantes de la Plata tivesse uma grande oportunidade de fazer 2x0. A pressão do time catalão teve sua recompensa. Aos 87 min, Pedro (atacante, Barcelona) empatou em 1x1 e levou o jogo para a prorrogação, e Messi (atacante, Barcelona) virou a partida já na prorrogação.
Pode-se dizer que a atuação mais importante foi a de Pedro. Porém, Valdez (goleiro, Barcelona), teve seu mérito ao impedir que o jogo fosse levado para os pênaltis aos 11 min da prorrogação.
Entre os piores, citarei Thierry Henry (atacante, Barcelona), que apesar de receber vários passes, não teve muita capacidade de prosseguir com o ataque e criar grandes perigos contra o adversário. Véron (meio-campista, Estudiantes de la Plata) também não conseguiu mostrar seu grande futebol que mostrou durante a Libertadores.
Os torcedores cruzeirenses (assim como eu) devem ter ficado muito satisfeitos. Afinal, o seu rival na Libertadores da América, que tirou o título dos mineiros, caiu diante de um dos maiores clubes da atualidade.
Quem assistiu o jogo esperou muito mais, pois o futebol que o Barcelona demonstra na Champions League e em La Liga é muito melhor do que foi mostrado hoje. Mas ver a comemoração, a felicidade dos jogadores e a esperança do time foi algo arrepiador.
E, para encerrar, hoje mais do que nunca podemos dizer sim que o Barça é "más que un club".

Nenhum comentário:

Postar um comentário