domingo, 28 de agosto de 2011

Arma descarregada


Um clássico sempre é um clássico. E digo isso porque hoje tivemos Manchester United vs Arsenal pelo Campeonato Inglês. Um jogo que é muito esperado pelos torcedores, mas que sempre apostamos na vitória do mesmo time (United, por sinal). Isso porque, convenhamos, os Gunners praticamente perdem todas as partidas jogadas contra Man United, Liverpool e Chelsea; e também porque sua campanha no início da temporada 2011-2012 não anda nada bem.

Sobre o jogo, os Red Devils tiveram um tímido domínio no primeiro tempo e marcaram 3 maravilhosos gols (Welbeck de cabeça aos 21', Young no ângulo aos 28' e Rooney de falta aos 41'). Por sua vez, Walcott marcou para os Gunners aos 45' (+3). O time ainda teve um pênalti a favor, mas De Gea, o substituto de Van der Sar no gol, defendeu a cobrança de Van Persie. No segundo tempo, o Arsenal conseguiu equilibrar o jogo por um tempo, teve boas chances com Van Persie - que marcou aos 74' - e Arshavin, mas não adiantou. Jenkinson foi expulso com 2 amarelos, Rooney marcou novamente aos 64' e 81' de pênalti, Nani aos 66', Park aos 69', Young aos 89' e, enfim, os Gunners perderam de goleada por 8 x 2.

Era de se esperar muito mais do time londrino - não só no jogo, mas na temporada. Ok, é apenas a terceira rodada, mas lembro-me muito bem de que o Liverpool começou a temporada passada praticamente do mesmo jeito, e até chegou a lutar contra o rebaixamento. O Arsenal não vem jogando bem, vendeu Fábregas, um de seus principais jogadores, e ainda tem outros vários lesionados. Não duvido da competência de Arsène Wenger de organizar seu time, e muito menos na de seus jogadores, mas parece que há falta de confiança por parte da equipe, que não está conseguindo manter resultados favoráveis por muito tempo.

Qualidade técnica é impossível falar que o Arsenal não tem, mas se continuar desse jeito, nem para a Europa League conseguirá se classificação. Não consigo pensar em uma solução para os problemas de um time que varia tanto. Será que o grande campeão inglês vai conseguir se recuperar?

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Um dia de futebol arte





Segue a luta pelo título do Brasileirão Série A 2011. E pra quem anda meio lerdo em relação ao jogos, vale lembrar que entraremos na última rodada (18º) do 1ª turno neste final de semana. Com certeza essa é a rodada mais esperada e, provavelmente, a mais emocionante. Isso por um pequeno detalhe: ocorrerá nada mais, nada menos do que TODOS os clássicos regionais numa mesma data!!

Confesso que achei essa decisão da CBF inteligente. Afinal, quantas vezes vimos times entregarem o jogo para influenciar na decisão de quem levanta a taça? Quantos clubes ganharam ou perderam apenas para não ver o seu rival 'se dando bem'? Ao colocar os clássicos no último dia do campeonato, evita-se esse tipo de atitude, e acredito que ninguém discorda disso.

Porém, pelo lado dos amantes do futebol (como eu), isso pode ser algo decepcionante. Todos os jogos mais esperados num dia só? No mesmo horário? Claro, cada um dá preferência para o seu time, mas é um desperdício passar um SanSão ao mesmo tempo em que se tem GreNal, Flamengo vs Vasco e Palmeiras vs Corinthians.
Duvido que conseguirei acompanhar tantos jogos, com tantos lances. Não é possível apreciar um bom futebol com três televisões ligadas à sua frente passando três jogos diferentes. E nem replay, nem melhores momentos vai conseguir transmitir a emoção que se tem quando se vê um clássico desses ao vivo. O gostoso de uma temporada de futebol é ter vários jogos de alto nível (como os clássicos costumam ser) espalhados pelo calendário, e não acumulados em um final de semana.

Mas, mesmo com o meu voto contra, a situação é em prol de um bem futebolístico maior: o Brasileirão.


PS: segue a digna lista de jogos na última rodada.

No sábado, dia 27/08 (todos os jogos ocorrendo às 18h):

Fluminense vs Botafogo
Coritiba vs Atlético-PR
América-MG vs Atlético-GO

No domingo, dia 28/08:

Às 16h
Santos vs São Paulo
Palmeiras vs Corinthians
Flamengo vs Vasco
Grêmio vs Internacional
Ceará vs Bahia

Às 18h
Figueirense vs Avaí

E clicando em Galo vs Zero, você encontra o link para os melhores lances do último confronto entre os dois times, no qual o Cruzeiro venceu por 2 x 0 pela final do Campeonato Mineiro.


sábado, 20 de agosto de 2011

Clube ou seleção?





CBF, CBF e CBF. Nas últimas semanas nunca ouviu-se falar tanto dela. Talvez porque seu presidente, Ricardo Texeira, esteja tão em pauta (acredito que não do jeito que gostaria) ou por causa dos vexames da seleção, ou, ainda e tematizando este post, pelo seu dilema com o Brasileirão Séria A, mais especificamente os grandes clubes brasileiros.

Mano Menezes anunciou os escalados para o amistoso contra Gana, que ocorrerá no dia 5/09, e, para surpresa de muitos, Ronaldinho Gaúcho foi convocado. E, assim como ele, diversos jogadores que atuam no Brasileirão. A questão aqui não é se cada um merece ir, como foi questionado no post anterior, mas sim a providência tomada pela CBF para 'ressarcir' o prejuízo que esse amistoso trará. São Paulo, Santos, Vasco, Cruzeiro e Corinthians terão seus principais jogadores desfalcando o time em jogos considerados importantes para o Brasileirão, uma vez que a tabela está totalmente 'pau a pau'. Com isso, criou-se o impasse do ano: como a Confederação Brasileira desmerece seu próprio campeonato em detrimento de um AMISTOSO?

Para talvez se salvar um pouco do questionamento e brigas dos clubes, a instituição mudou ontem (sexta-feira, 19/08) as datas de alguns confrontos do Campeonato Brasileiro. Final feliz para todos? Acho que não. O fato da CBF ter mudado as datas para não deixar os times sem seus jogadores não acaba com o de que os amistosos sem pé nem cabeça marcados prejudicam os clubes nacionais. O risco de lesões, mesmo sendo um jogo 'amigável', ainda é alto, sem falar no desgaste físico de cada atleta.
O comentarista do canal esportivo ESPN, Mauro Cezar (@MauroCezarESPN), escreveu essa semana em seu Twitter: "(...) futebol é clube em primeiro lugar. Seleções são secundárias.".
São os clubes que pagam os jogadores, que movem as principais competições do mundo, que tem seus milhões de torcedores vibrando todos os dias, e não apenas em alguns dias ou em eventos especiais. A verdadeira arte do futebol está em cada time, não nas seleções que se reúnem 3 vezes ao ano e, muitas vezes, não tem um pingo de entrosamento.

Mas e você, torcedor, prefere ver seu time jogando com suas estrelas ou sua seleção?