quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

"He is back!"


Ele foi eleito o jogador da década pela revista World Soccer em 2009, foi o Golden Foot no mesmo ano e atualmente joga pelo AC Milan. Para os que ainda não descobriram, estou falando de Ronaldinho Gaúcho, o jogador que encantou o mundo inteiro com o seu ilustre futebol.
Quem conheceu os tempos de glória do jogador realmente sabe que os prêmios que ele ganhou ano passado não chega nem perto daquilo que ele poderia ter ganhado. Ronaldinho Gaúcho deixou as festas, o dinheiro e as noites acabarem com parte da sua carreira, mas não com ela toda.
Tudo começou quando o seu desempenho no FC Barcelona foi duramente criticado, e passou a ser reserva em um time cheio de estrelas como ele. Ao reincidir o seu contrato com o clube, o que gerou grande polêmica, o jogador ficou um bom tempo sem jogar profissionalmente. A partir daí, seu nome aparecia em jornais, programas e revistas para mostrar como um futebolista pode se deixar levar por uma vida "malandra" e acabar com o seu futebol.
Todos achavam que a vida no futebol de Ronaldinho tinha acabado naquele instante, mas a estrela teve mais uma oportunidade em sua vida: um contrato com o AC Milan (Itália). Começou sendo reserva, pois além de estar fora de forma, Gaúcho se deixava ofuscar pelos companheiros de equipe. Mas nesta temporada 2009-2010 do Calcio (campeonato italiano) e da Champions League, o atleta brilha mais a cada jogo.
Agora como titular do time, Ronaldinho mostra que o seu futebol não caiu de nível, e ele mesmo diz que vive a melhor fase de sua carreira, superando sua ascensão. Em seu último jogo, ele marcou 2 dos 3 gols contra a Juventus, rival do Milan. Ele luta, ainda, para impressionar Dunga e garantir uma vaga na Seleção Brasileira para esta Copa do Mundo.
Ninguém mais pode questionar o que Ronaldo de Assis Moreira acrescentou e que ainda tem para acrescentar ao futebol mundial. E espero ainda assistir muitos de seus jogos ao longo de sua carreira, para ver um futebol bonito, impressionante e digno de Ronaldinho Gaúcho.

"Ele voltou!"

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Roberto no Corinthians


Depois de Ronaldo no ano passado, na tarde desta segunda-feira, dia 04/01, o lateral-esquerdo Roberto Carlos, pentacampeão pela seleção brasileira em 2002, foi apresentado oficialmente pelo Corinthians, no Parque São Jorge. Aos 36 anos de idade, o jogador é o novo reforço do time.
Mesmo havendo especulações de que o jogador fosse voltar ao Real Madrid, time pelo qual conquistou vários títulos, incluindo a UEFA Champions League (3 vezes) e o Mundial Interclubes (2 vezes), Roberto Carlos voltou ao Brasil após um longo período no exterior, e não escondeu sua felicidade. "Já vivi momentos de emoções na minha vida, mas esse momento é único. Você vê toda essa massa gritando seu nome é de arrepiar e emocinonar. Posso agradecer a todos os presentes e a recompensa será dentro de campo dando alegrias a vocês (torcedores)." disse, em sua entrevista coletiva.
A recompensa esperada pelos torcedores e pelo próprio clube é a conquista da Libertadores da América no ano do centenário do Corinthians. E o jogador não decepciona. "Eu espero que a Libertadores signifique para mim o mesmo que a Liga da Europa conquistada pelo Real (Madrid). Neste momento, este é o título mais importante que eu possa ganhar. Se o Corinthians ganhar, vai ser feriado nacional."
A ambição do Corinthians em conquistar a Libertadores pode se concretizar, lógico, mas ainda há muitos jogos para ocorrem. Passar para a fase do mata-mata pode ser "fácil" para o time, uma vez que os seus adversários não são muito fortes (são eles o Independiente-Colombia, o Cerro Porteño-Paraguai, e o vencedor do confronto entre Atletico Junior-Colômbia e Racing-Uruguai), mas isto não garante o título.
Roberto Carlos jogará ao lado de Ronaldo, seu companheiro na conquista do pentacampeonato em 2002, e vestirá a camisa 6. O lateral ainda garante que encerrará a carreira no Timão e que ainda sonha em jogar outra Copa do Mundo.
Bem, que o jogador é bom naquilo que faz, ninguém pode contestar, e a vinda dele para o Brasil pode significar uma nova era no nosso futebol, uma vez que cada vez mais jogadores que foram para o exterior retornam ao país, mesmo um pouco mais velhos do que esperando, mas não com qualidade inferior nos pés. E, igualmente, os campeonatos ocorridos no Brasil tornam-se mais belos e mais competitivos.

sábado, 2 de janeiro de 2010

Mineiro 2010


2010... novo ano... nova temporada! É isso mesmo: está para começar as novas temporadas dos campeonatos estaduais, e, neste post, destaque para o Campeonato Mineiro.
Este ano, os 12 times que participarão da competição que começará no Domingo, dia 24/01, vão ser: América, América - TO, Atlético, Caldense, Cruzeiro, Democrata, Ipatinga, Ituiutaba, Tupi, Uberaba, Uberlândia e Villa Nova.
Nos últimos anos, Atlético e Cruzeiro disputaram o título praticamente entre eles, o que não é muita surpresa, pois são os dois maiores clubes de Minas Gerais. Porém pode haver uma virada este ano, já que os times do interior devem vir com tudo na temporada. Novos reforços, novos técnicos, novos estádios. E é o que esperamos: um campeonato mais equilibrado. Uma disputa acirrada entre os times é melhor do que um campeonato monótono como os vistos recentemente. Com times interioranos mais "potentes", essa é a expectativa para 2010.
O América, apesar de ser da capital, merece ser citado. O time conquistou a volta para a série B do Campeonato Brasileiro ano passado e promete uma ótima participação no estadual. E, para isso, o deca-campeão contratou o atacante Laécio (28), que veio da Bahia e havia disputado a série C pelo Guaratinguetá; e o goleiro Gléguer (33), que já passou por vários clubes como Cruzeiro, Corinthians, Náutico e Vitória, sua última equipe.
No Atlético, a grande surpresa será a estréia de Vanderlei Luxemburgo, contratado pelo time no final do ano passado (post anterior), e que pretende roubar a taça do arqui-rival. O confronto entre os dois times acontece dia 21/02, ainda sem horário previsto.
Então é só esperar o campeonato começar para sentir a adrenalina ou a monotonia de mais um Mineiro. Vamos ver se esse ano será novamente Atlético x Cruzeiro na final ou uma surpresa.